terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Bolo de Baunilha e Mirtilo com cobertura de Cremoça (com ou sem glúten)



Ingredientes para o Bolo

- 2/3 xícara de manteiga 
- 1 xícara de açúcar demerara (pode usar o branco também)
- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de creme azedo ou yogurt natural (na foto eu usei leite integral e no vídeo eu usei iogurte natural, com iogurte ficou mais gostoso ainda)
- 1 colher (sopa) de extrato de baunilha de Madagascar (eu utilizo da marca Nielsen Massey -  http://www.nielsenmassey.com) ***
- 2 xícaras de farinha (Aminna sem glúten ou trigo)
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento
- 1 xícara de mirtilos inteiros (lavar e secar)

Modo de Preparo do Bolo

Pre-aqueça o forno em 180o C.
Na batedeira bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura clara. Adicione os ovos e posteriormente o leite batendo bem a cada adição de um novo ingrediente. Adicione a farinha e o extrato de baunilha e o sal. Passe sempre uma espátula no fundo do recipiente que está batendo a massa para não sobrar ingredientes sem misturar no fundo. Adicione o fermento e agora bata somente  o suficiente para misturar, cerca de 30 segundos. Ao final adicione os mirtilos (blueberries) e misture.
Coloque a massa na forma untada com manteiga e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que ao enfiar um palito ou faca no centro do bolo, esse saia limpo. (Pode levar mais tempo).

Modo de preparo da Cobertura

Em uma panela acrescente o leite condensado e o leite e em fogo baixo mexa sempre até que, ao passar uma espátula no fundo da panela fique uma separação do creme. (O creme não se "fecha" imediatamente.) Conhecido como ponto de brigadeiro mole.
Espalhe a cobertura sobre o bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para pedir alguma receita, dar uma sugestão ou só para dar um "Oi" mesmo...