quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Salmão en Croûte (Salmão Assado em Massa Folhada)





Primeiramente... Calma! Parece difícil... mas não é! Fica uma delícia, todos adoraram... até as crianças! Essa foi a receita de estréia da minha última aquisição (tratando-se de livros de culinária..), que foi o livro Revolução na Cozinha de Jaime Oliver. Antes que me perguntem, o livro está totalmente indicado! Cheio de dicas e uma característica que me chamou atenção é que o autor preconiza ingredientes saudáveis... ele não cita 1 ovo... e sim 1 ovo, de preferência orgânico ou caipira.


Fiz algumas adaptações na receita, troquei a "pasta tapenada de azeitonas pretas" por um patê de azeitonas verdes, pois foi o ítem mais próximo que achei no supermercado.

Aproveito para deixar o meu FELIZ ANO NOVO para todos os meus "leitores"! Hehehe jura que tenho muitos né?! Saibam que vocês são muito especiais para mim, que adoro receber comentários e saber que tem gente que gosta de entrar aqui para ler as minhas bobagens e colocar em prática as minhas receitas. Desejo a todos um 2010 recheado de cores, aromas e sabores!
Um Beijão,
Nina
Ingredientes
-500g de massa folhada com manteiga (eu comprei pronta)
-1 filé de salmão sem espinhas
-óleo de oliva
-sal e pimenta do reino
-4 colheres (sopa) de patê de azeitonas verdes
- 1 punhado pequeno de manjericão fresco (eu usei um com folhas bem miudinhas)
-1 tomate maduro
-queijo muzzarella
-1 ovo
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 230 oC. Abra a massa folhada ou junte as folhas da massa pronta, amassando as bordas com os dedos. Acomode a massa na assadeira , coloque o filé no centro da massa com a pele para baixo e regue-o com o óleo. Salpique o sal e a pimenta do reino. Cubra o filé com uma fina camada de patê de azeitona e por cima coloque as folhas de manjericão. Fatie os tomates e disponha as fatias no centro, sobre o manjericão. Coloque alguns cubos de muzzarella em torno da fileira de tomates. Polvilhe mais uma vez com sal e pimenta do reino e regue com um fio de óleo de oliva. Junte as laterais da massa. Passe com um pincel o ovo batido ao longo das beiradas da massa.
Acomode a assadeira na prateleira de baixo e coloque uma assadeira vazia na prateleira de cima, para proteger o peixe do calor excessivo. Deixe assar por mais ou menos 1 hora. A massa deve ficar dourada e o tomate meio ressecado.

3 comentários:

  1. Por coincidência também foi a primeira receita deste livro que resolvi experimentar. Ficou ótimo. Só que eu mesmo fiz a massa e usei azeitonas pretas picadas. E não consegui descobrir o que é esta tal "tapenada".

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, procurando uma receita achei o seu blog. Muito legal. Aqui vai a explicação sobre Tapenade:

    Pasta típica da região francesa de Provence, utilizada como condimento ou acompanhamento de pratos, ou simplesmente para passar no pão. É composta de azeitonas, alcaparras, anchovas em conserva, azeite de oliva, limão e temperos. Achei no site Cyber Cook.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Legal a sugestão. Eu tinha desistido da receita, pois não havia encontrado o tal Tapenade. Vou testar amanhã. abraços!!!

    ResponderExcluir

Espaço para pedir alguma receita, dar uma sugestão ou só para dar um "Oi" mesmo...